segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Cineclube Macaíba Apresenta... Ele Mesmo!!!


Cineclube é uma ação que estimula os seus expectadores a assistir, discutir e refletir sobre temas e assuntos ligados ao seu cotidiano, transmissão de conhecimentos e formador de opinião. Tem o papel de explorar as formas sociais de expressões do imaginário por meio de seus vários modos de comunicação, seja verbal, escrita, gestual, simbólica e fazendo uso também de suas diferentes linguagens. Surgiu no século XX, sendo responsável pela formação de grandes cineastas brasileiros.

O Cineclube Macaíba surge em maio de 2002 como proposta cultural, educativa e de inclusão social, por meio da difusão de produtos visuais, focados na cultura afro-brasileira e na matriz africana, através de sessões gratuitas e abertas nas ruas da comunidade do Guadalupe em Olinda. Promove inclusão digital e o acesso a informações educativas à distância, cria platéias e garante espaço de exibição para difusão de mídias alternativas. Oportuniza à comunidade uma programação além da mídia convencional, oferece às crianças projeção de animação com conteúdo pedagógico e garante a 64 jóvens da comunidade oficina de edição de vídeo e tecnologia da informação, na perspectiva de profissionalização.

Nas exibições, mostramos nossa história, nossa música, nossos tambores, nosso sotaque, nossa religiosidade e nossas tradições, para um público presente em média de 500 pessoas, que na sua grande maioria são agentes jóvens do curso de vídeo, suas famílias, as crianças e a comunidade do Guadalupe. O Cineclube é respaldado a partir do empoderamento cultural da comunidade com a inclusão digital e na perspectiva profissional dos jóvens com as oficinas realizadas pelo Ponto de Cultura Coco de Umbigada e a difusão da produção local, que necessita de visibilidade.

Participamos da Rede Nordeste dos Pontos de Cultura em Audiovisual, fortalecendo os diversos festivais de vídeo e cinema existentes na região, integrando o movimento audiovisual e criando meios de difusão de mídia produzidos nas oficinas com os agentes jovens e os produtores desta rede. O resultado dessa difusão de conteúdo cultural e educativo para a comunidade se fortalece na responsabilidade social de promover identidade com a matriz africana, pertencimento à Cultura Popular e visibilidade às tradições da nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário