quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SEXTA TEM CINEMA NO COCO DE UMBIGADA

O CINECLUBE MACAÍBA APRESENTA


FILME – Promo, Animais e Cidades

ANO - 2008

DIREÇÃO – CDTL/Recife

GÊNERO - Documentário

DURAÇÃO – 1º - 15Min, 2º - 14Min, 3º - 16Min


SOBRE O FILME – Esses vídeos foram resultado de uma oficina de capacitação Audiovisual para os Pontos de Cultura de Pernambuco, realizado pela TV Brasil (através do Ponto Brasil) e Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres (CDTL/Recife). Nas oficinas os jovens dos Pontos de Cultura selecionados, foram capacitados no uso profissional dos equipamentos “Audiovisual”, para que eles mesmos realizassem a filmagem de todo o material para a TV Brasil, e tivessem uma perspectiva profissional no mercado cinematográfico Pernambucano. Os Pontos de Cultura participantes destas oficinas foram, o Coco de Umbigada, SERTA, Negras Raizes e Cinema de Animação.

Os vídeos retratam vários conceitos que vivemos na sociedade (aborda várias Temáticas)



HORA: 19:00hs

DATA: 28/08/2009

LOCAL: CENTRO CULTURAL COCO DE UMBIGADA

Rua do Guadalupe, Nº 380
Guadalupe, Olinda - PE

Axé!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sexta feira é dia de Cinema no Centro Cultural Coco de Umbigada.

E nessa sexta O Cineclube Macaíba exibirá o filme “ Mulher Negra Mulher “, que ao seu termino será realizada a prática Cineclubista, de discussão do conteúdo do Filme, e o melhor que Reggae com o DJ Armandinho do Reggae “só as pedradas”. Sorteio de um CD da Rádio Amnésia

LOCAL: Ponto de Cultura Coco de Umbigada

HORA: 19:00 h

DATA: 21 de Agosto de 2009


FILME: Mulher Negra Mulher
Duração: 21:15 min.
Direção: Osvaldo Duarte

Produção: A.I.C – Associação Imagem Comunitária
Sobre o Filme: Este video foi produzido pela associação imagem comunitária em parceria com a Associação Cultural Odum Orixás.

O documentário é uma conversa com várias mulheres negras.A partir da experiência pessoal de cada uma, o video mostra pontos de vista, histórias e relatos da situação da mulher negra na sociedade brasileira.


Contamos com a sua presença

Sexta Tem Exbição do Cienclube Macaíba.

Como de costume toda sexta feira temos uma exbição para conhecermos nosso acervo...
Como o mês de Agosto é o mês da Jurema Sagrada o Cineclube Macaíba vai exibir filmes com tematicas Indígenas.

Nessa Sexta 07/08

O primeiro é,

Povo Kalankó - O documentário foi realizado na comunidade indígena Kalanko, no município de Agua Branca, na região sertaneja de Alagoas. O conteudo mostra a retomada da terra que recebeu o nome de uma antepassada chamada Janúaria. Em dez anos de luta, o povo Kalankó conquitou água encanada, energia elétrica, posto de saúde na localidade e autonomia política e cultural.
Duração: 13min
Direção/Produção: Jorge Vieira/ Niguel Anderson
Ano: 2009

O Segundo é,

Coleção Cineastas Indígenas - Povo Huni Kuĩ
Filme: Huni Meka - Os Cantos do Cipó
Uma Conversa sobre cipó (aiauasca), "miração" e cantos. A partir de uma pesquisa do Prof. Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Huni Kuĩ, os indios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro.
Duração: 25min
Direção/Produção: Coletivo Huni Kuĩ/ Vídeo nas Aldeias
Ano: 2006


Rua do Guadalupe, 380, Guadalupe, Olinda - PE
Na casa do Centro Cultural Coco de Umbigada.

Pegue sua pipoca, puxe seu banquinho que nessa sexta vamos ter filme!!!

Axé

O Cineclube Macaíba Apresenta... Ele Mesmo!!!


Cineclube é uma ação que estimula os seus expectadores a assistir, discutir e refletir sobre temas e assuntos ligados ao seu cotidiano, transmissão de conhecimentos e formador de opinião. Tem o papel de explorar as formas sociais de expressões do imaginário por meio de seus vários modos de comunicação, seja verbal, escrita, gestual, simbólica e fazendo uso também de suas diferentes linguagens. Surgiu no século XX, sendo responsável pela formação de grandes cineastas brasileiros.

O Cineclube Macaíba surge em maio de 2002 como proposta cultural, educativa e de inclusão social, por meio da difusão de produtos visuais, focados na cultura afro-brasileira e na matriz africana, através de sessões gratuitas e abertas nas ruas da comunidade do Guadalupe em Olinda. Promove inclusão digital e o acesso a informações educativas à distância, cria platéias e garante espaço de exibição para difusão de mídias alternativas. Oportuniza à comunidade uma programação além da mídia convencional, oferece às crianças projeção de animação com conteúdo pedagógico e garante a 64 jóvens da comunidade oficina de edição de vídeo e tecnologia da informação, na perspectiva de profissionalização.

Nas exibições, mostramos nossa história, nossa música, nossos tambores, nosso sotaque, nossa religiosidade e nossas tradições, para um público presente em média de 500 pessoas, que na sua grande maioria são agentes jóvens do curso de vídeo, suas famílias, as crianças e a comunidade do Guadalupe. O Cineclube é respaldado a partir do empoderamento cultural da comunidade com a inclusão digital e na perspectiva profissional dos jóvens com as oficinas realizadas pelo Ponto de Cultura Coco de Umbigada e a difusão da produção local, que necessita de visibilidade.

Participamos da Rede Nordeste dos Pontos de Cultura em Audiovisual, fortalecendo os diversos festivais de vídeo e cinema existentes na região, integrando o movimento audiovisual e criando meios de difusão de mídia produzidos nas oficinas com os agentes jovens e os produtores desta rede. O resultado dessa difusão de conteúdo cultural e educativo para a comunidade se fortalece na responsabilidade social de promover identidade com a matriz africana, pertencimento à Cultura Popular e visibilidade às tradições da nossa região.